loader
lettuce CEA

Existem vários factores como a produtividade e previsibilidade, impacto ambiental, logística e proximidade ao consumidor, baixo risco, culturas especiais, escassez de água e espaço de cultivo.

A agricultura de ambiente controlado (ou do inglês CEA – Controlled Environment Agriculture) procura fornecer as melhores condições para cada cultivo e mantê-las, o que permite maiores e mais rápidas produções por m2. Esta área de futuro na agricultura procura retirar o risco associado à agricultura convencional e oferecer maior controlo ao agricultor. Isto aplica-se a todos os cultivos de interior, cultivos em agricultura vertical ou de agricultura de precisão no exterior.

CEA é o conhecimento profundo das necessidades das plantas e as práticas correctas para as oferecer.

Tendo uma estufa bem dimensionada e um sistema de cultivo (tanto interior como exterior) é possível cultivar plantas ao longo de todo o ano independentemente das condições climáticas exteriores. Utilizando diferentes sensores e software podemos conhecer as condições instantâneas em redor das plantas e, portanto, é-nos possível fornecer os factores limitantes que estão a afectar o crescimento das plantas. Com completo controlo da nutrição, luz, temperatura, humidade e ventilação, as plantas poderão crescer mais fortes, mais rapidamente e sem herbicidas ou pesticidas.

A agricultura em ambiente controlado traz à cidade e áreas urbanas a produção de alimentos, possibilitando que cada espaço urbano devoluto se possa tornar numa estufa produtiva com colheitas mesmo ao lado do consumidor final. Não é possível para as linhas de distribuição atuais competirem com a frescura destes produtos.

As principais desvantagens desta estratégia de cultivo pioneira é a necessidade de um custo inicial de investimento superior e um consumo energético elevado. No entanto, o investimento inicial, se aplicado corretamente, poderá ter retorno mais rapidamente e com maior previsibilidade que na agricultura convencional. Agricultores de CEA podem planear as suas colheitas para quando existe menos oferta e mais procura, tornando os seus produtos mais valiosos. Os agricultores de ambiente controlado ganham a possibilidade de explorar culturas especiais e de nicho, ou mesmo recuperar culturas não geneticamente modificadas. Uma vez tendo todas as ferramentas, existe um mundo de oportunidades a explorar! No que diz respeito ao uso de energia, é verdade que o consumo energético é considerável mas traz benefícios de uniformidade, qualidade e aparência premium que poderão ser utilizados para valorizar o seu produto.

Na Ingrow baseamo-nos nos actuais certificados de qualidade, mas levamos os seus cultivos ainda mais além!

Leave a Reply

Your email address will not be published.